O Congresso

O 14º Congresso Estadual Maçônico ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2020, em ambiente virtual (online), numa plataforma de fácil uso, com níveis de interação e total segurança. Esse evento está sendo organizado, com muito zelo e eficiência, pelas Lojas Maçônicas Aliança Universitária nº 4437, Acácia Palotinense nº 4568 e Tiradentes nº 2432,com total apoio do Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR).

Inicialmente, o evento estava previsto para ocorrer na forma presencial, na cidade de Toledo. Por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), porém, foi necessário alterar o modelo do Congresso e realizar uma verdadeira reestruturação, culminando nessa formatação ajustada e preparada para que este Congresso seja histórico e criador de uma nova concepção.

O tema “Estratégias Sustentáveis: Maçonaria e Sociedade” já aponta para o aspecto vanguardista assumido por esta edição do evento, que está atualizada, inovadora e, acima de tudo, comprometida com o planejamento estratégico traçado pela gestão em conjunto com os Irmãos. A programação está bastante robusta, qualificada e planejada, contando com palestras que discutirão assuntos das áreas de planejamento estratégico e desenvolvimento sustentável.

Entre os renomados palestrantes confirmados está o Professor Paulo Benetti, direcionando seus conhecimentos aos Irmãos e Cunhadas da Fraternidade Feminina, com ênfase na orientação e capacitação, para que seja facilitada a elaboração dos planos de ação de cada Loja e de cada Fraternidade Feminina.

O Congresso, além dos assuntos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), Planejamento Estratégico e Gestão Pessoal, terá um palestras de Ritualística, com apresentação e discussão sobre os Ritos Escocês Antigo e Aceito, York, Moderno, Adonhiramita, Escocês Retificado, Schroder e Brasileiro. Destacamos ainda realização de reuniões da Fraternidade Feminina e Poderosa Assembleia Estadual Legislativa, bem como o ERAC Curitiba.

Os Irmãos e Cunhadas terão acesso aos diversos temas e discussões previstos na programação, sem necessidade de sair de casa, eliminando, desta forma, custos com deslocamento, hospedagem, alimentações, entre outros. Essa característica, além de contribuir com a nova visão social criada pela pandemia, também desonera a Família Maçônica e aumenta o nível de acessibilidade ao Congresso.

As barreiras físicas foram derrubadas e chegaremos a mais Irmãos e Cunhadas, sendo o evento uma ferramenta efetiva de transformação e progresso intelectual. Bastará ter um computador conectado à internet para que consiga participar do Congresso. As atividades foram divididas em 3 (três) dias para que a experiência se torne mais agradável e menos cansativa. Enfim, todos os detalhes estão sendo pensados para que possam atingir o elevado nível de expectativa.

Contamos com o empenho e adesão de todas as Lojas jurisdicionadas e Fraternidades Femininas, para que este Congresso se transforme em um verdadeiro marco, de um novo momento vivido no GOB-PR, em que, juntos, fazemos o futuro que queremos. O nosso propósito de motivar e ser inspiração de virtudes avança cada vez mais e, com o Congresso, atingirá um patamar ainda maior.

 

Comissão Organizadora: Lojas Aliança Universitária, Acácia Palotinense e Tiradentes

G.M. GOB-PR Luis Mário Luchetta​

G.M. ADJ. GOB-BR José Edson Haesbaert